Save 40% off! Join our newsletter and get 40% off right away!

Descubra as curiosidades do bairro Carrão, marcado pela influência da comunidade japonesa

Durante o Okinawa Festival e a Festa católica do Divino Espírito Santo, a região atrai um grande número de turistas.

Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro da Vila Carrão é em sua maioria composto por residências. Seu nome é uma homenagem a João da Silva Carrão, também conhecido como Conselheiro Carrão, que foi presidente da província de São Paulo. Também se destaca pela grande presença da comunidade japonesa.

Comunidade Japonesa

Além disso, o Okinawa Festival é conhecido por suas apresentações de danças e música tradicional japonesa, atraindo turistas para a região, principalmente no mês de agosto. E a gastronomia do festival, é claro, bem como é de chamar a atenção, com suas deliciosas opções doces e salgadas da ilha de Okinawa, como o Okinawa Soba, um macarrão japonês feito à base de farinha de trigo.

A festa do Divino Espírito Santo, de cunho católico, também atrai muitas pessoas para o bairro. Há mais de 40 edições, o evento tradicional de origem portuguesa e açoriana é oficialmente parte do calendário da prefeitura. O festival atrai um grande público que comparece para saborear as famosas malassadas, a massa sovada, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde, um bom vinho e outras delícias da culinária luso-açoriana e brasileira.

Preço

A área é selecionada por aqueles que desejam permanecer na zona leste, mas não têm recursos para viver no Tatuapé, Anália Franco, Mooca ou Penha. De acordo com a Pesquisa de Mercado da Capital do Creci-SP, o valor médio do metro quadrado é de R$ 3.100.

Mobilidade

portanto, a estação Carrão da Linha 3-Vermelha está localizada no bairro do Tatuapé. O bairro aguarda a expansão da Linha 2 do metrô de São Paulo com a inclusão de duas novas estações, Guilherme Giorgi e Nova Manchester, a fim de tornar a locomoção dos moradores mais fácil.

Educação

O distrito possui várias instituições de ensino, incluindo a Faculdade Sumaré, o Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Alberto Mesquita de Camargo, o Instituto de Educação Rainha Santa Isabel, a Escola Estadual Professora Irene de Lima Paiva, entre outras.

Saúde

Os residentes da área podem contar com a Unidade Básica de Saúde e a Assistência Médica Ambulatorial Vila Carrão, bem como os hospitais próximos, como o Hospital Sagrada Família e o Hospital e Maternidade São Tomás Aquino.

Lazer

O bairro é próximo de dois parques. O Parque Ceret é o primeiro da lista, com 286 mil metros quadrados de área. Localizado no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, oferece uma variedade de atividades e programações. No local, encontram-se pistas de atletismo, piscina, campos de futebol, quadra de basquete, vôlei, futsal, tênis e até de rugby.

O próximo na lista é o Parque do Carmo, que se estende por mais de 1,5 milhão de metros quadrados. Na Festa das Cerejeiras, no espaço, acontece o florescimento das árvores típicas japonesas. A área foi inaugurada em 1976, e contem lagos naturais e variedades de espécies de animais. A estrutura é toda inclusiva que acima de tudo oferece ao visitante a oportunidade de explorar o Museu do Meio Ambiente, assistir a eventos no anfiteatro, fazer exercícios nos aparelhos de ginástica, jogar futebol nos campos, andar de bicicleta na ciclovia, correr na pista de cooper, brincar nos playgrounds, fazer um piquenique, usar as churrasqueiras, descansar nos quiosques, visitar o Monumento à Imigração Japonesa, explorar o Viveiro Arthur Etzel e relaxar no Bosque da Leitura.

Além disso, há também o Sesc Itaquera. Com seus 350 mil metros quadrados, ele oferece aos residentes atrações como um Parque Aquático, área para crianças, quadras esportivas, ginásio, biblioteca…

Bairro Carrão

O bairro carrão conta com dois shoppings: Anália Franco e Aricanduva. O Anália Franco com mais de 300 lojas de todos os tipos, além de cinemas e uma praça de alimentação, para atender ao público.

O Centro Comercial Aricanduva oferece não apenas o Shopping Aricanduva, mas também o Interlar, especializado em reforma e construção, e o Auto Shopping, voltado para o automobilístico. Atualmente, na região, há dois mercados, uma loja de materiais de construção e uma unidade do Detran.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *